Localizado no núcleo supraquiasmático do hipotálamo, o Relógio biológico principal controla o ciclo vigília-Sono, temperatura corporal, reprodução, metabolismo, circulação e sistema imunológico. Alguns órgãos possuem também seus próprios relógios. A sincronia entre todos eles é essencial!
O ciclo claro-escuro inibe ou estimula a produção de Melatonina na glândula pineal. Esse importante hormônio induz o início do sono.
Exposição à luz azul de celulares, computadores ou tablets próximo ao momento de ir para a cama interferem muito na qualidade do sono.
Quando o ritmo circadiano está desregulado, alterações metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, psiquiátricas e endócrinas podem ocorrer, aumentando as chances do surgimento de várias doenças. O sono dessincronizado é prejudicial para todo o organismo.
O artigo em anexo mostra o importante papel do horário das refeições no equilíbrio desse ciclo.
Os autores avaliaram 10 pacientes por 13 dias, que ficaram confinados em um laboratório. Receberam, inicialmente, refeições 3x/dia. Depois, o horário foi adiantado em meia hora. Por fim, a alimentação foi atrasada em 6h por 6 dias. Após cada teste, o Ciclo circadiano era analisado. A pesquisa mostrou que a qualidade do sono não foi prejudicada, ou seja, após um período de adaptação, o sono se ajustava ao novo ritmo.
Refeições em horários regulares, portanto, desempenham um papel na sincronização dos ritmos circadianos e podem ter uma relevância particular para pacientes com distúrbios de ritmo, trabalhadores em turnos e viajantes transmeridianos (jetlag).
Mais uma vez, se comprova a necessidade da interdisciplinaridade. A Nutrição equilibrada, em horários adequados, ajudará o sono e as funções endócrinas.
Clique para ler o artigo completo.