Crossover comparison between and mandibular advancement device with adherence monitor about the effects on endothelial function, blood pressure and symptoms in patients with obstructive sleep apnea.

Esse artigo publicado esse ano, em março de 2019 por pesquisadores japoneses, analisa alguns benefícios alcançados pelas duas formas terapêuticas mais usadas para o tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do (): o CPAP e o .

Os autores acompanharam por 8 semanas 45 pacientes diagnosticados com SAOS moderada ou grave. Metade recebeu AIO e o restante CPAP. Depois disso, a terapia era trocada: quem recebeu AIO passou a usar o CPAP e vice-versa. A adesão era controlada por sistema próprio dos PAPs e por um dispositivo inserido no AIO. Todos os ítens se mostraram melhores após os dois tipos de tratamento. O AIO foi o preferido pelos participantes, que mostrou ainda melhora na sonolência e noctúria.
Os autores afirmam que o AIO pode ser recomendado como terapia para esse tipo de paciente do estudo (com IAH entre 20 e 40). Cabe ressaltar, mais uma vez, que em casos graves deve-se recomendar o CPAP, principalmente nos indivíduos que dessaturam muito e/ou têm outras comorbidades importantes. Na ausência de uso adequado, o AIO poderá ser indicado.

Clique aqui para ler o artigo.