😴A necessidade de horas de Sono é muito variável de pessoa para pessoa.
Em média, os adultos necessitam de 8 horas de sono por dia, porém, o importante é que cada um respeite as suas necessidades e limites. Alguns indivíduos sentem-se muito bem com 6 horas de sono por noite, entretanto, outros necessitam de 10 horas.
.
❕O brasileiro está dormindo menos. De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), colhidos durante a Semana do Sono de 2018 e 2019, a população brasileira está dormindo menos nos dias atuais: em 2018 a média foi de 6 horas e 36 minutos, e em 2019, média de 6 horas e 24 minutos. Com a pandemia atual, esses números estão ainda mais preocupantes.
Entre as pessoas que relataram problemas com o sono, o número aumentou de 56,7% para 60,4% no último ano. Dentre as principais reclamações, estão: acordar durante a noite, acordar sentindo-se cansado, ter pesadelos e Apneia do sono testemunhada.
.
⚠️É fato que estamos passando por uma “epidemia de privação de sono”. O ser humano nunca dormiu tão pouco como nos dias atuais, principalmente com toda essa tensão e expectativa gerada por essa pandemia, que aumentou muito o stress e a ansiedade em muitos.
.
❌Ficar sem dormir ou sacrificar horas de sono por causa do trabalho, estudo ou “baladas” pode ter um preço muito alto para a nossa Saúde. As pessoas que privam seu sono tem menos capacidade de resolução dos problemas e dos desafios de suas atividades, tem falhas na Memória, são mais propensas a terem depressão, cansaço absurdo (sonolência excessiva), maiores chances de acidentes tanto no trânsito como domésticos, além de queda da imunidade e alterações hormonais.
✅Respeitar as horas de sono, dormir no horário correto, evitar estimulantes luminosos próximos da hora de dormir, assim como refeições pesadas são fundamentais para uma boa noite de sono. Procure aprender a relaxar. Você pode buscar auxílio no mindfulness, na yoga, ou meditação.
.
Respeite seu corpo e seu sono!