No retorno as aulas, uma grande parte dos adolescentes sofrem com o novo horário de acordar pois nessa fase do desenvolvimento, é normal se observar o atraso na fase do Sono (dormir e acordar mais tarde), por motivos fisiológicos inclusive.
Estudos tem demonstrado que atrasar o horário de início das aulas pode ser benéfico para reduzir a Privação do sono em adolescentes e promover melhorias na emoção e cognição.
Em recente artigo publicado no Sleep Health em 2022, por Beijamini et al., concluíram que atrasar o horário de início das aulas em uma hora resulta:
Em atraso do horário de despertar;
Não modifica o horário de dormir;
Maior duração de sono durante a semana (32 minutos por noite);
Redução da sonolência diurna;
Melhora no perfil de humor.
Em algumas escolas brasileiras o horário de início das aulas já é alterado para as 8:30h, e inclusive, no estado americano da Califórnia-EUA, isso já está estabelecido por lei onde todas as escolas do ensino fundamental e médio devem iniciar as aulas a partir das 8h e 8:30h respectivamente.
Uma reflexão e discussão importante para ser evoluída por todos interessados: profissionais de Saúde, escolas, poder público e famílias.